2005-01-13

A censura - pt1

A censura é uma actividade odiosa e ridícula que pode dar cabo de carreiras , mas que também pode projectar nomes de artistas ou nalguns casos constituir apenas um acumular de actos falhados .

Eu vi exemplos de tudo . Um dos mais tristes encontrei-o na discoteca da antiga Emissora Nacional . O disco afectado era o Joy do Isaac Hayes , cuja segunda faixa do lado A estava pintada com lápis de cera amarelo , por forma a impedir qualquer tentativa de colocar a música a tocar . O motivo da censura deve ter sido a enorme quantidade de gemidos que se ouvem .

Outro bastante ridículo , mas ao mesmo tempo bastante revelador da descontracção com que se praticava a censura em Portugal , abateu-se sobre a edição em vinil do Berlin do Lou Reed . Na contracapa há uma fotografia que inclui a relação das músicas do disco e um dos títulos foi apagado , sem que tivesse sido feita qualquer tentativa de disfarçar . Claro que a faixa em questão não consta do LP . O tema subversivo chama-se “The kids” e a letra não contém calão , mas fala de uma prostituta a quem retiraram os filhos !!! Seria muito mais razoável que tivessem censurado Walk on the wild side do mesmo autor , mas provavelmente os censores da altura não perceberam a letra .

Em Espanha os censores atingiram o nirvana do descaramento ao colarem um papel a cobrir o lado B do Rádio Ethiopia da Patti Smith , e por certo que muitos outros casos terão acontecido . Já depois do 25 de Abril a música Galicia Canibal dos Ressentidos foi proibida na Antena 1 e só podiam passar o lado B que era instrumental . Do lado A estava a terrível frase ”fai um sol de carallo” … Aqui já era censura socialista , mas sempre em nome dos bons costumes .

Hoje a censura continua por todo o lado , mas no ocidente já é mais discreta , muitas vezes é auto-censura e até serve interesses comerciais como é o caso da etiqueta “Parental Advisory” sem a qual o disco de um rapper não fica completo ...



1 comment:

jp diniz said...

A Virgínia Rodrigues é bastante conhecida , mas a outra não sei quem é .